quinta-feira, 20 de março de 2014

POSTAS A USO

E, ao 11º dia, enfiámos as mãos na massa. Bom, foi mais na sopa (e não foi bem as mãos!). Hoje, tivemos a primeira aula prática. Temos estado a ter formação teórica sobre assuntos tão diversos como HACCP ou doçaria portuguesa e andávamos a contar os dias para entrarmos na cozinha. É certo que nos ficámos por descascar batatas (o chef queria saber como era a nossa relação com as facas) e cenouras e cortar feijão verde. Mas soube-nos pela vida! 

Em acção a descascar cenouras

Começámos por aprender a fazer uma sopa Parmentier. É certo que alguns de nós já faziam esta sopa/base de sopa em casa. Só não lhe chamávamos assim. Aprender a fazer esta sopa também serviu para o chef nos mostrar ao vivo os cortes de batatas e legumes que tinha vindo a falar nas últimas aulas.


Chef  em acção. Nota-se a diferença na técnica comparando com a fotografia anterior, não? :)

Esta primeira aula prática também permitiu pôr a uso as minhas socas de borracha. Não têm biqueira de aço - desconhecia por completo, mas é aconselhável que se use calçado reforçado com biqueira de aço para proteger os pés da queda de panelas ou de facas - mas vão-me servir para todo o curso. Confio nos colegas!


2 comentários:

  1. Olá :-) Não sabia que tal sopa tinha um nome tão chique! Pois, é aprender a usar as facas e a tomar cuidado com elas :-)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Mas sabes que já encontrei mil versões (bom, não exactamente mil) desta sopa. Com leite, sem leite, com farinha, sem farinha. Definitivamente tenho de sacar o Larousse Gastronomique da net :) O desafio do curso tem sido aprender técnicas/receitas novas e perceber como é que as posso adaptar (ou não) a uma outra forma de comer. Ainda ninguém se cortou...mas temos estado todos muito contidos :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores