sábado, 1 de setembro de 2012

CARIL DE LEGUMES


No livro A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses, de José Ferrão, a entrada relativa à curcuma refere a sua utilização, para além da esfera culinária, no tingimento dos panos. Também eu, no tempo em que fazia a minha investigação de mestrado junto dos devotos de Krishna em Lisboa, testei as propriedades corantes da curcuma. Pouco sucesso. Com o tempo e as lavagens perdem os panos a sua cor.
Os rizomas secos da Curcuma longa L. ficaram também conhecidos como açafrão da terra (por oposição ao açafrão da Índia, isto é, ao Crocus sativus L.) ao qual os persas, tal como indica Rui Rocha no livro A viagem dos sabores, chamavam darzard (pau amarelo).

Ingredientes
Azeite
Curcuma
Cominhos
Canela em pó
Piri-piri
Sal marinho
Cebola
Leite de côco
Legumes variados (usou-se couves, feijão verde, beringela, courgete, cenoura e alho francês)
Amêndoas
Óleo de côco
Flor de sal
Cebolinho
Sumo de limão

Preparação
Num tacho largo colocar o azeite e todas as especiarias, em lume brando, deixando que estas libertem os seus aromas. Depois, adicionar a cebola picada e, quando esta estiver translúcida, acrescentar o leite de côco e os legumes. Idealmente, devem-se ir colocando os legumes consoante o seu tempo de cozedura, isto é, primeiro os que demoram mais tempo a cozinhar e, por último, aqueles cujo cozimento é mais rápido. 
À parte, cortar amêndoas em tiras e frigir num pouco de óleo de côco com umas pedrinhas de flor de sal.

Empratamento
Colocar o caril no prato, polvilhar com as amêndoas,  o cebolinho picado e o sumo de limão. Servir de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores