terça-feira, 18 de setembro de 2012

CAIS DA MEMÓRIA II


Depois de termos passado a manhã a trabalhar nos estatutos da Associação, a Guida e eu fomos ao CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz - ver a exposição Cais da Memória II- O Porto da Figueira da Foz e a cidade revisitados em fotos de outros tempos.
As fotografias pertencem ao Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz e podem ser visualizadas no site do Arquivo do Porto de Aveiro.
Desconhecendo se este lote de 158 fotografias totaliza as que o Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz dispõe para o período em questão (1941-1956), não vou tecer considerações sobre os descritores escolhidos para estruturar a exposição. 
Mas questiono os critérios (houve critérios?) para, de cada conjunto, destacar umas fotografias em detrimento de outras e, sobretudo, a ausência de informação que contextualizasse as imagens para além das legendas, claramente insuficientes.
O facto de terem escrito "enceada" na legenda de um dos descritores, repetindo o erro no folheto, também não ajudou.

3 comentários:

  1. As fotos são magníficas, mostram uma Figueira antiga ainda com "o mar à cidade". Pena que na exposição não se tenha conseguido dar o destaque merecido.

    ResponderEliminar
  2. Não lhes dar o devido destaque é um eufemismo...

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm.... Como era bom aquele ar tão menos poluido... e o cheirinho da comidinha caseira para o almoço que se não comprava já feito no restaurante, mas no farnel, feito em casa com Amor - fruto da ancestral tradição familiar - tão especial e unica... tudo.... com tempo - sem pressas.... com tantas esperanças - Sem medo.

    Tanta gente boa, séria, de palavra, trabalhadora - Honesta... quanta falta fazem agora...como os seus principios...

    Beijokinhas NI - Obrigado pelas viagens - ( E pelos petiscos ) :-) !

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores