quinta-feira, 14 de julho de 2011

CHOCALHOS

Fernando Barracão. Faz os relatos dos campeonatos das chegas de bois e tem 80 anos. Reuniu, ao longo da vida, uma coleção de mais de 600 objetos que foi comprando ou que lhe foram oferecendo. A coleção pertence agora ao Ecomuseu de Barroso.
A propósito de um destaque em torno da coleção de chocalhos, pedi que viesse ao Ecomuseu falar sobre os objetos. Filmámos a conversa e, assim, já fica guardada esta pequena fatia da memória deste homem.
Chocalhos das cabras e das ovelhas, das bezerras e dos furões. Chocalhos das vacas que andam no Gerês e que são mais pequenos do que os das vacas que não pastam nessas zonas, porque o terreno é acidentado e um chocalho muito grande incomodaria o animal.
Chocalhos presos a coleiras mais estimadas que se punham ao pescoço das vacas quando estas iam para as feiras concorrer aos prémios.
E da coleção também fazem parte as campainhas para avisar os donos dos rebanhos das cabras e ovelhas que é hora de reunir os animais para que o pastor possa ir para o monte (atualmente, em Gralhas, usa-se o telemóvel para chamar os mais atrasados, mas isso fica para um post lá para o fim do mês...).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue