O Joe e a Gitte andavam a passear por Portugal. Um dia, passaram por Outeiro e gostaram tanto da paisagem que, uns anos depois, construíram uma casa fantástica onde vivem há 14 anos. Do terraço, onde há maracujás a amadurecer e alfazemas a perfumar o ar, vê-se o mar da Barragem de Paradela para lá dos campos cultivados de milho e centeio.
O Joe define-se como um artesão profissional. Faz, sobretudo, peças utilitárias como candeeiros, castiçais, gradeamentos, cadeiras. Embora a maioria dos clientes seja do concelho de Montalegre, mas também de Chaves e de Braga, há aqueles que vêm de longe descansar um fim-de-semana neste paraíso e acabam por levar alguma das peças que ele tem espalhadas pela casa.
(Detalhe do assador e das cadeiras do terraço)
A paixão que tem pelo trabalho do ferro não o impede de experimentar outros materiais como estes porta-chaves (mas que eu acabei de transformar no meu colar-talismã) feitos de cobre e recheados de couro.
Na segunda-feira, voltaremos à sua oficina para filmar o trabalho na forja e quando for o Festival do Castanho, acompanharemos o trabalho do Joe ao vivo.
(Porta-chaves em cobre e couro e colares em couro. Os últimos são também vendidos no Ecomuseu)
Lindos! Belissimo trabalho :)
ResponderEliminarUm beijinho, Professora!
Mara
Mara :)
ResponderEliminarE são mesmo lindos!
beijinhos
Somos (eu, família e amigos) clientes frequentes da casa da Gitte e do Jô, conheço-os bem e ao seu trabalho. O que eles têm é simplesmente fantástico, a casa, a paisagem, a maneira como recebem os hospedes faz com que quem conhece, e experimenta, não consegue evitar o desejo de voltar uma e outra e outra e outra... vez :) Passamos lá dias fantásticos e neste carnaval já temos o quarto reservado :) . Apenas recomendo que tenham cuidado com uma coisa... se vocês lá forem... e lá ficarem... não vão conseguir evitar queres lá voltar :)
ResponderEliminarAquilo é 5* altamente recomendável...
Miguel, Natália e Inês