quarta-feira, 27 de julho de 2011

TOURÉM III - CHOCALHOS

Chocalhos e campainhas do Pardalinho de Alcáçovas. São dezanove tamanhos distintos de chocalhos que o Paulo tem à venda na sua loja em Tourém. Vende às pessoas da terra, aos emigrantes que têm fazendas no Brasil e que todos os anos voltam à terra e levam recordações, criando, deste modo, circuitos globais de objetos que transportam os sons da terra até muitos milhares de quilómetros de distância.

Estamos a falar de 400 cabeças de gado e  ainda as vão adornando com isto, e com as correias, ainda se vai gastando. O tamanho que se gasta mais aqui, estes dois, o 16 e o 14. Aqui não se nota, mas se o puser a tocar naquele alto, sente-se aqui. Quanto maior for o chocalho, mais se sente. Isto é claro que antes vendia-se muito mais do que agora, antes era o dobro. E depois há as chocalhinhas. Que seria para a fazenda miúda, para as cabras, para as ovelhas e há quem os utilize em cães. O que era imprescindível era que o gato tivesse um pequenito. Gato que se prezasse tinha um chocalho pequeno.




Depois ainda fomos fotografar algum do gado que estava na aldeia e revisitámos a horta mágica da D. Maria e o museu privado do sr. José. Para a semana, voltaremos.

5 comentários:

  1. São lindos os chocalhos Pardalinho, e as pessoas que os fazem, uma simpatia!

    ResponderEliminar
  2. Rosa
    Depois de ter estado na loja do Paulo em Tourém (onde foram tiradas estas fotografias)fiquei com imensa curiosidade em conhecer estas pessoas. Tens toda a razão: os chocalhos são belíssimos. E sabe-se lá por que razão, aqueles sons têm qualquer coisa de mágico, não têm? Fica a gente com vontade de ter um espanta espíritos com eles e estar sempre a ouvir (bom, desde que haja vento!)este embalar :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. gostaria de poder entrar em contacto com esse senhor para comprar uns chocalhos
    se souberem o contacto dele agradecia que me mandassem um e-mail
    tourosecavalos@hotmail.com

    obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Quem vende estes chocalhos chama-se Paulo Barroso. É presidente da Junta de Freguesia de Tourém e creio que através do contacto que vem neste link (página da junta de freguesia) - http://tourem.freguesia.org/contacto.php - lhe será fácil chegar à fala com ele.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue