quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ALMAS DA CABREIRA

Conheci-o há um par de semanas. Tem uma vida cheia. Fez ontem 82. Vou meter os cavalos a uma tapada fechada, disse-me quando cheguei ao pé dele, já o sol se punha. Posso ir? Pode, venha. O Jaca, o Serra da Estrela veio a pular ao nosso lado.

Andei 9 anos na Serra da Cabreira a guardar as vacas. Botavam 200 vacas, 250 vacas. Ao fim de 3 meses descia e ia receber a maquia. Tinha 19 anos quando comecei. Não tinha vacas, só ia ganhar. Era o tempo da fome. Há 50 e tal anos era a fome. Agora tenho 6 cavalos. Fugiu-me um atrás das éguas. Estão 3 para montar, tenho arreios. Mas tenho muita idade. Tenho medo a cair. Aquela é garrana pura. Esta pequenina é que é linda. Coisa mais linda. Garrana pura. Têm a cabeça pequenina. Tive cavalos a vida toda, mas para me entreter só há 8 anos. Fugiu-me um cavalo esta noite. Cheira-lhe a égua a quilómetros e vai...


Manuel Baqueiro gosta da serra, dos cavalos e das pessoas. Por esta ordem. Lá terá as suas razões...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue