sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VINDIMAS

Incursão a Valpaços para as vindimas de uma família barrosã. Habituada às paisagens do Douro, estranho a forma destas vinhas que parecem ter sido plantadas num areal. Há castas diversas. São como os beijos. As mais doces, a gente quer que se demorem na boca.


A hora do calor dificultou o trabalho da vindima. Homens e uma mulher ainda fingiram os cantos de antigamente para enganar o esforço físico.


A merenda fez-se de pão, queijo, fumeiro e vinho. Ainda que os mais novos tenham preferido refrigerantes.

6 comentários:

  1. Na terra da minha mãe, todos trabalham na vindima. Nunca tinha visto essas de areal, impressionante!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Dani
    Qual é a terra da tua mãe? Tu tens uma costela transmontana, certo? :) Não sei se era porque estava um calor insuportável se era o reflexo da luz no areal, mas quem vindimou deu o litro naquele dia!

    Ghibi
    :) Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Só vi o comentário agora! Estou terminando a tradução de um livro que tinha o prazo apertadíssimo - fui ao Porto uns diazinhos! Sim, a minha costela é transmontana - Bemposta, ao lado de Mogadouro, Miranda, etc.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Dani :)

    Para a próxima vez que fores ao Porto, dá um salto a Montalegre :)
    beijos!

    ResponderEliminar
  5. É muito mau sinal os novos beberem refrigerantes numa vindima!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue