sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CÉU E TERRA.



Há pouco, no meu passeio diário (umas vezes quase de madrugada, outras ao entardecer),  depois daquele momento de silêncio que sempre tenho junto à linha de água da albufeira dos Pisões, encontrei as escusa-merendas.
O Alcides, quando fomos ver do gado nos baldios da aldeia de Fafião, foi a primeira pessoa a mostrar-me estas flores.
Escusa merendas, os antigos queriam dizer que quando as flores nascessem os dias estavam a ser pequenos e não era necessário merenda. Porque, antigamente, os pastores chamavam jantar ao que nós agora chamamos almoço. Então eles jantavam e levavam também a saca com a merenda para o monte. Mas quando começavam a nascer estas flores, era porque os dias estavam a ficar mais pequenos e já não era preciso levar a merenda para o monte. Só jantavam e ceavam. A ceia deles é o nosso jantar de agora (Alcides)
Os dias estão a ficar mais pequenos. O entardecer é cada vez mais frio. E apetece mesmo enroscar-me no sofá com aquela maravilhosa manta de lã que está à venda na loja do Ecomuseu :)

2 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue